Lgog-Bienal_2023

XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro

28 de outubro 2023 a 28 de janeiro 2024

Museus de Aveiro

Apresentação

Aveiro tem na profundidade secular da criação e produção de cerâmica um lugar privilegiado, sendo sinónimo de identidade assumida como fator de inovação e de desenvolvimento económico, social e cultural da Cidade, do Município e da Região.

Celebrando e projetando a cerâmica artística como arte distinta e distintiva, e pugnando pela sua dinâmica criativa na via do futuro, foi criada, em 1989, a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que este ano cumpre a sua XVI Edição. São mais de três décadas de uma aposta consistente que ganhou, a partir de 2017, um fulgor ímpar, fruto da aposta e do investimento feitos pela Câmara Municipal de Aveiro, no trilho de um caminho de afirmação e consolidação à escala global.

A Bienal, como carinhosamente lhe chamamos, tem nesta edição a sua maior participação de sempre, com 565 artistas e 915 obras a concurso. Presentes estão 62 nacionalidades dos cinco continentes, conjugando e mostrando, a partir de Aveiro para o Mundo, diferentes geografias, linhas concetuais, técnicas e metodologias de trabalho artístico com pasta cerâmica.

Este percurso ascensional só é possível graças à ação e à concatenação de um Todo, deixando aqui um profundo agradecimento e reconhecimento aos nossos parceiros, nomeadamente à Academia Internacional de Cerâmica, ao Agrupamento Territorial Europeu de Cidades de Cerâmica, à European Route of Ceramics e à Associação Portuguesa de Cidade e Vilas de Cerâmica, a que temos a honra de presidir, a que se aliam os parceiros de sempre: a nossa Universidade de Aveiro, que este ano celebra os seus 50 anos de vida, e a Vista Alegre, que em 2024 celebra 200 anos de existência.

Bem hajam a todos aqueles que tornaram possível o sucesso de mais uma Edição, especialmente ao Júri, a quem coube a árdua decisão de eleger para mostra apenas 9% das obras que nos chegaram, à Comunidade Artística nacional e internacional, os grandes protagonistas de todo este processo, e à nossa pequena Grande Equipa da Câmara Municipal de Aveiro pela intensidade do trabalho e entrega a este projeto que nos permitirá ter, no horizonte próximo, um espaço museológico de Arte Contemporânea dedicado exclusivamente à Cerâmica Artística, cujo projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro apresentamos publicamente nesta Bienal 2023.

Seguimos Juntos, convidando todos a desfrutar da programação desta XVI Edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que se estende até ao final de janeiro de 2024, com a relevância de ser o destaque expositivo que marca o arranque de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024, vivendo connosco a singularidade de termos um Ano como Palco, n’Um Cenário Infinito.

 

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Eng. José Ribau Esteves 

 

Catálogos

Brevemente