Exposições | Artistas Convidados 2025

'Fragilidade'

Paula Bastiaansen [Países Baixos]

Museu Arte Nova
18 de outubro 2025 a 18 de janeiro 2026

“Exploro o movimento, ritmo, fragilidade e transparência através da porcelana de ossos chinesa, selecionada pela sua textura delicada. O processo é intuitivo e desenrola-se do esboço para o detalhado trabalho manual, procurando alcançar peças tácteis com múltiplas camadas de significado.”

Do vermelho ao vermelho

Heitor Figueiredo [Portugal]

Galeria da Antiga Capitania
18 de outubro 2025 a 18 de janeiro 2026

“Esta exposição é, na minha intenção, uma retrospetiva do meu trabalho. Desde os primeiros trabalhos, barro vermelho vidrado, aos grandes formatos, XL. Fiz um percurso passando pelo meio por outras pastas e técnicas, voltando novamente ao barro vermelho. Uma rotação de 360º. Quase que me apetecia chamar á exposição «Do vermelho ao vermelho».

Inicialmente utilizei muito vidrados e desenho, fascinado pela cor, pelo desenho e pelo trabalho com o forno e seus resultados, contrastando com os últimos trabalhos em que a forma, as texturas e o registo dos lugares são o mais importante.”

.

Curandeiros e feiticeiros do fogo

Carlos Olivera [Peru]

Galeria da Pedra, Museu de Aveiro / Santa Joana
18 de outubro 2025 a 18 de janeiro 2026

Exposição que abrange duas disciplinas: a cerâmica e o desenho. As cerâmicas são uma série de peças de médio e grande formato, feitas em 2023, que falam de estádios espirituais. Os desenhos, realizados em 2025, evocam grafismos antigos que falam do ser como elo da grande cadeia universal.

Fotografia: Mário Marnoto | Costa Nova – Grestel
Fotografia: Mário Marnoto | Costa Nova – Grestel
Fotografia: Mário Marnoto | Costa Nova – Grestel
Fotografia: Mário Marnoto | Costa Nova – Grestel

Heliotropismo: do centro negro que é tudo

Lisa Barbosa [Portugal]

ESTAÇÃO
18 de outubro a 21 de novembro 2025

A extensão e Verticalidade de um campo negro apresenta a ideia de comunidade e pertença através de um grupo de flores que coabitam. Num primeiro instante, sensações de segurança e familiaridade guiam a atenção para o coletivo e as suas características comuns inerentes – o movimento na procura da Luz.

Por contraste, no lado oposto, nota-se o singular e a sua experiência individual, uma flor onde junto das suas raízes descansam as suas infinitas possibilidades de transformação.

Tentativas de crescimento, evolução e novas formas de vida, por instantes se limitam à devoção cega. Com as flores, as emoções tornam-se reais e mais palpáveis.

Nesta exposição quebra-se a parede que separa o círculo doméstico do público, expondo as suas oposições e inquietantes semelhanças, confrontando-os até à sua diluição. Uma mensagem de reciprocidade afetiva onde os elementos escultóricos fazem questionar os papéis de todos os envolventes nas relações interpessoais – o Eu, o Outro e o ambiente em que nos inserimos e criamos.

Fusão de visões

Coletiva de artistas AIC – BENELUX

Museu da Cidade de Aveiro
18 de outubro 2025 a 18 de janeiro 2026

25 artistas do Benelux, todos membros da prestigiada Academia Internacional de Cerâmica (IAC-AIC) apresentam orgulhosamente as suas criações nesta exposição itinerante única. Através da fusão das suas diversas visões e abordagens artísticas, estes ceramistas reforçam o lugar da cerâmica no panorama da arte contemporânea.

Artistas – Ann Van Hoey [BE]; Beatrijs van Rheeden [NL]; Caroline Andrin [BE]; Cecil Kemperink [NL]; Deirdre McLoughlin [NL]; Doris Becker [LU]; Ellen van der Woude [LU]; Fabienne Withofs [BE]; Jean-Claude Legrand [BE]; Joëlle Swanet [BE]; Marga Knaven [NL]; Maria ten Kortenaar [NL]; Marie-Josée Comello [NL]; Marieke Pauwels [BE]; Mieke Everaet [BE]; Nathalie Doyen [BE]; Patty Wouters [BE]; Paula Bastiaansen [NL]; Piet Stockmans [BE]; Ricus Sebes [NL]; Sonja Top [NL]; Swanica Ligtenberg [NL]; Tjok Dessauvage [BE]; Willy van Bussel [NL]; Yves Malfliet [BE].

Europa Cerâmica

AEuCC

Praça da República
18 de outubro a 21 de novembro 2025

A diversidade e as especificidades da produção cerâmica europeia saltam para o espaço público e mostram-se na Praça da República. Organizada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades de Cerâmica, a exposição gráfica mostra a realidade cerâmica dos países representados. Um roteiro que expressa a identidade cerâmica de cada país, assente num vasto património cultural, fruto de um longo e rico passado e que se reflete na produção atual, perspetivando um futuro sustentável.

Múltiplos

Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Rossio
18 de outubro 2025 a 18 de janeiro 2026

As antigas fábricas de cerâmica de Aveiro, hoje apenas presentes na memória do espaço urbano da cidade, serviram de tema para o trabalho desenvolvido pelas três escolas portuguesas e resultaram no projeto Múltiplos.

Parte-se da perceção de módulo como elemento que se repete, se sobrepõe e complementa. Estando muito presente no processo de produção cerâmica, proporciona uma multiplicidade de formas e pode resultar em composições distintas, únicas, onde o barro por si ou no diálogo com outros materiais, como os têxteis ou o metal, é nota dominante.

As três instalações, criadas por alunos e professores, materializam este principio e reinterpretam a paisagem da velha indústria cerâmica da cidade de Aveiro.

Poesia da Forma. Sonhos

Nuria Figueiredo

Rossio
18 de outubro 2025 a 18 de janeiro 2026

O projeto “A poesia da forma” une a palavra escrita à cerâmica, pelas mãos da artista Nuria Figueiredo. Os textos sobre os “Sonhos” foram transformados em obras que evocam as histórias de embalar.

Fotografia: Nuria Figueiredo

O organismo no ornamento

Charlotte Moore, John Pender Kazior, Inna Zrajaeva

Museu Arte Nova
18 de outubro 2025 a 18 de janeiro 2026

Azulejos inspirados na Arte Nova local e nas espécies que habitam a Ria de Aveiro. O projeto, resultado da residência artística decorrida no âmbito do projeto Arte Nova. Nova EUtopia, reaviva a fachada como um espaço narrativo, relatando novas histórias de coexistência, extinção e a nossa relação com a Natureza, em rápida mudança.

Air CreArt 3.0

Bárbara do Rosário & Oksana Sobol

Museu da Cidade
18 de outubro 2025 a 18 de janeiro 2026

Inovar em azulejaria e abordar temáticas contemporâneas sem perder de vista a longa tradição da produção local foi o desafio lançado às artistas Bárbara do Rosário [Aveiro] e Oksana Sobol [Lviv, Ucrânia] para a residência artística do projeto CreArt 3.0. A residência, realizada entre maio e junho 2025, decorreu na Fábrica Aleluia Cerâmicas, conjugando criação artística com um contexto industrial.