Atlas Aveiro, edifício Fernando Távora
30OUT21-30JAN22
Com a colaboração do projeto Manicómio e da artista Anabela Soares, os textos das Escolas dos Municípios de Aveiro, Estarreja, Águeda, Anadia, Albergaria-a-Velha, Murtosa, Ílhavo e Sever do Vouga, vão ser transformados em peças de cerâmica. Para que a comunidade escolar participe ativamente na Bienal, o projeto “A poesia da forma” vai unir a palavra escrita à cerâmica, deixando que as palavras também sejam moldadas e que se exprimam pela plasticidade da argila.
Os alunos trabalharam o tema “Os Medos” e a artista transformou-os em obras. O Manicómio é o primeiro espaço de criação e galeria de Arte Bruta em Portugal. Sem horários a cumprir, o Manicómio oferece liberdade na prática artística e liberdade na busca do propósito individual, cruzando a arte, com a saúde mental e os direitos humanos.
Os Medos
Que atributos têm os Medos? Que atributos têm a Cerâmica? Descobrem-se elementos em comum? Que forma tomam Os Medos e que formas podemos dar à Cerâmica? Podem partir-se e até podem guardar coisas lá dentro, como uma caixa de porcelana… Como moldamos um bloco de barro, os Medos também podem ser moldados ou… moldam-nos a nós? Não deixamos! Como uma peça de cerâmica que racha e é reparada com um fio de ouro, nunca desistimos e criamos uma outra coisa ainda mais bela, nunca quebrada.